sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Privacidade

Começo esse post com um título definido, como uma pauta, uma pauta dada pelo Alberto do Dayloggers, vocês não conhecem, pois exceto pelo sotaque Argentino é um cara inteligente e agradável, achei ele no Youtube a algum tempo atrás, gostei do projeto e comecei a assistir, hoje com tempo de sobra tenho acompanhado mais um pouco o Alberto.

Então, ele postou um vídeo no Youtube com a seguinte pergunta: “O que as novas tecnologias interferem na nossa visão de privacidade?”, pois, estou a tentar responder isso.

O começo do post mostra que privacidade é uma coisa meio relativa (como tudo o é), eu sei quem é o Alberto, sei o que ele faz, mas nunca vi mais gordo (no caso magro), se topar com ele na rua posso passar direto e nem vou pedir um autógrafo. Então a privacidade dele está preservada no que tange o assédio, contudo no que se refere aos seus “segredos mais íntimos”, a vida dele está exposta para quem quiser ver.

Eu acredito que a proposta da internet é formar uma rede de conhecimento, no mais amplo sentido da palavra, ela está atingindo seus objetivos, democrática, a grande rede, expõe as vísceras e deixa a ferida aberta até que alguém entre com uma ação na justiça exigindo a retirada do ar do fígado, bobagem, o fígado regenera-se, ele não estar no Youtube, mas vai ficar escondido em outro site menos clicável, mas vai estar lá sim.

Coloquei no Google "José Renato Ribeiro Rostás", são 305 resultados encontrados, para um mortal comum, desempregado, é uma enormidade, cadê a minha privacidade?

Fiz a mesma coisa com "Alberto Lung", retornou a bagatela de 5.130 resultados, se eu fizer uma relação entre os meus 46 anos e os 20 anos dele, a privacidade dele foi para o espaço a muito tempo.

Esse dado não é muito cientifico, mas serve para a minha conclusão, se a exposição tira a privacidade, estamos perdidos, não acredito nisto, acredito que a nossa privacidade está protegida, pois quem irá definir o grau de exposição somos nós mesmos, deixamos alguns segredos para contar ao pé do ouvido, contaremos apenas nossas qualidades para atrair um ouvido bem legal.

2 comentários:

  1. Não vou mentir. Quando você fez a comparação da quantidade de resultados no Google me assustei.

    Mas, como com tudo o que me assusta na internet, tentei pensar em todas as coisas boas que destes sustos decorrem.

    A verdade e que fiz o vídeo em forma de pergunta pois estou muito curioso no assunto. Assisti a pouco tempo o filme "We Live in Public", que cai na categoria "o futuro será horroroso" e passei a colocar tudo em uma balança.

    Acho que o fim do video mostra bem que, ao final de contas, a soma das coisas boas da exposição, em meu caso, foram maiores do que as más.

    E espero continuar com estes experimentos públicos. E, espero tambem, que a soma de seus resultados continue sendo positiva.

    www.albertolung.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Renato,

    Gostei do post, acho que você deve continuar escrevendo mais, pois está muito bom.

    Boa Sorte para você!

    (Vou acompanhar o Alberto também, Ví só o vídeo sobre privacidade e gostei, obrigado pela dica!)

    ResponderExcluir